quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Nostalgia





Meu pai era nostálgico... acho que herdei dele esse ‘olhar para o passado’ ... e o senso crítico também. Hoje me peguei pensando no passado, na minha infância (deliciosa e inesquecível) e resolvi escrever um pouco sobre como era...



Na minha época de criança a diferença social era muito pequena porque nosso ‘mundinho’ era pequeno... nos relacionávamos com nossos vizinhos, parentes e amigos de escola, que eram nossos melhores e mais fiéis amigos e que normalmente tinham a mesma situação social, mesmo estilo de vida, moradia, estudo e relações familiares... não me lembro de nenhuma família com pais separados por exemplo... enfim, éramos todos IGUAIS e as maiores diferenças que me lembro vinham do fato de algumas famílias serem ‘menores’ que a minha (eramos 5 filhas) e por isso tinhamos menos roupas, brinquedos e ‘confortos’ mas no nosso dia-a-dia brincando na rua isso não fazia a menor diferença, todos se divertiam e não tínhamos nenhum preconceito de ordem social. Nessa época a frase do 'onde comem dois, comem três' era real...


Me lembro de um vizinho e amigo, por quem aliás eu era ‘apaixonada’ (daquele jeito inocente que não existe mais), que saía na rua com um pacote de bolacha de chocolate recheada só para ele, o que na minha casa nem existia pois minha mãe comprava caixas de bolachas ‘quebradas’ da TOSTINES, eram caixas quadradas, grandes para uma família GRANDE como a minha, mas nunca cada uma podia comer um pacote sozinha como meu amigo fazia...  o pai dele trabalhava numa famosa fábrica de chocolates e para ele isso era COMUM, ele tinha mais 2 irmãos (todos na foto) e eramos todos muito ligados, acho que ainda me lembro dos nomes de quase todos da nossa rua... tinhamos até uma ‘musiquinha’ com nossos nomes, que era uma imitação dos gritos de nossas mães qdo. era hora de entrar, já de noitinha... 


Carro era um luxo, só usado para passeios e viagens ou para levar a família no clube no final de semana como meu pai fazia (saudoso Pleiades Clube de Guarulhos).


Vejo hoje um verdadeiro ‘desfile’ de carros em frente a escolinha de meu filho que fica a 2 quadras de minha casa, eu levo ele à pé geralmente, mas meu vizinho que mora em frente de casa vai de carro com o filho TODOS OS DIAS... e deve achar isso normal.  A maioria das crianças aliás mora bem perto, então me vejo questionando porque tiram o carro da garagem, se porque não aguentam caminhar 2 ou 3 quadras ou o motivo é outro...


Ano passado com a redução de IPI dos carros novos, notei um BOOM de mamãe motorizadas e a porta da escola ‘congestionou’ de carros zero, muitos eram vermelhos (??) e guiados por muitas daquelas mães que eu antes via indo a pé... por Deus, porque essa necessidade de EXIBIR seus bens, sua condição social, suas viagens, suas conquistas materiais ?


E depois as pessoas postam no FACEBOOK que SER é melhor do que TER !!! 


Palavras vazias... não fazem o que dizem, postam o que sabem que ‘pega bem’ e não a realidade... é duro constatar que estamos cercados de pessoas falsas, fúteis e exibicionistas, mas é como vejo hoje... 


Queria uma máquina do tempo... quero voltar aos anos 70 e criar meus filhos brincando na rua, comendo vegetais e frutas sem agrotóxicos, usando ‘calça rancheira’ ganhada da irmã mais velha... queria uma vida SIMPLES, sem toda essa parafernália eletrônica que faz tanto mal a VIDA !!! Pra mim, o progresso é uma droga... mas não tem volta, tenho que me conformar e olhar pra trás com saudosismo e inconformismo !!! 

Será que estou sozinha nisso ???



Ps.:  Este artigo estava 80% escrito desde Nov/2012 mas não tinha digitado, hoje meu filho já está em outra escola mas mantive o texto como tinha sido escrito... só dois dias sem internet pra me ajudar a 'terminar' ele off-line... =)

4 comentários:

  1. Tenho muita coisa a dizer sobre tudo que escreveu, coisas que vem na mente junto com as palavras lidas, algumas poucas lembranças, da época de criança em Guaru, pq eu sai de lá com 6 anos pelas minhas contas, mas lembro que eu considerava uma vizinha "rica" pq nas casa dela tinham coisas que na nossa não. Também sobre tudo isso da atualidade, sabe San, não analiso tanto a vida das pessoas, o que elas fazem ou deixam de fazer, se querem se mostrar ou não, na verdade acho que nem reparo nisso, sou muito voltada ao meu mundinho, aliás acho que até demais, mas foco no que é do meu interesse, e nessa acabo também me analisando muito, vou te contar uma coisa, quando me separei quis tanto tirar carteira e comprar um carro, quis tanto comprar um apartamento, no fim com a ajuda da minha terapeuta percebi que estava fazendo tudo isso pra mostrar ao ex que eu podia ter coisas, fazer sucesso, e sofria tanto com isso, pois me cobrava demais, então acho que cada um paga o preço por aquilo que deseja, aquilo que ostenta, aquilo que tem, mais do que por aquilo que é... E pra falar bem a verdade, a gente mesmo que acabou fazendo isso tudo com nossos filhos, porque brincar na rua já não era seguro, e veja só até vc precisou ficar sem net pra poder terminar esse texto, e olha só a bb acabou de dormir e eu já estou aqui... E no FACEBOOK, onde vc acabou de postar o link. :)

    ResponderExcluir
  2. Nosso vício e espaço pra comentar, dividir, compartilhar o que a gente vive e sente... mas tb meu espaço de observação do comportamento e me incomoda muito como as pessoas ESTÃO pois observo uma mudança radical, não há mais inocencia, as pessoas muitas vezes fazem o errado, mesmo sabendo que é errado só porque 'todo mundo faz'... então não importa SER e a honestidade tb ficou em segundo plano, se todo mundo é sacana e desonesto, se eu não for a 'boba' sou eu... é assim que estão, assim que pensam... e isso me decepciona pq não tenho 'como' na profissão que escolhi, deixar de acreditar nas pessoas... tenho expectativas altas pra quem amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é San... sinais dos novos tempos... bjo
      chatinho essa coisa de ter que digitar as palavras... põe só sua moderação... :)

      Excluir
  3. nossa San concordo com td... só hoje fui ler olha só...e hpje mesmo me peguei pensando que queria mudar pra uma cidade pequena em que eu pudesse criar os netos na rua, pq os filhos estao grandes, em que eu pudesse andar a pé pra tudo e ter menos tecnologia no dia a dia, hoje que fui convidada a entrar na era digital com tudo na sala de aula, lousa digital, tablet para alunos CONFUSAAA

    ResponderExcluir